COMO SE PREPARAR PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO?

Geralmente a entrevista de emprego faz parte de uma das etapas de um processo seletivo e pode ocorrer como fase única, quando algumas empresas se utilizam apenas desse tipo de avaliação para conhecer um candidato, ou, como fase final, após um ciclo com etapas como: análise de currículo, dinâmicas de grupo, provas de conhecimentos gerais, raciocínio lógico, conhecimentos técnicos e avaliação psicológica. Nesse artigo irei te apresentar algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego.

A expectativa por uma entrevista de emprego é um momento muito temido, gera muita ansiedade e muitas dúvidas do tipo:

  • Como devo me comportar?
  • Que roupa devo vestir?
  • Que perguntas devo fazer?
  • O que não posso deixar de falar?
  • O que não devo falar de jeito nenhum?

E por aí vai… são inúmeras questões.

Não é por acaso que isso acontece, afinal o candidato estará frente ao recrutador e precisará, num curto espaço de tempo, impressioná-lo. Nesse momento o entrevistado deverá estar atento à sua postura, à forma com que fala, controlar seu nervosismo, responder às perguntas de forma clara e objetiva e, além disso, ainda fica a preocupação se suas habilidades e conhecimentos realmente estão aderentes ao perfil profissional que a empresa contratante busca.

Existem 03 fatores que ajudarão você a se sair bem numa entrevista de emprego:

  1. Autoconhecimento – saber seus pontos fortes, pontos de melhoria, conhecer bem seus valores, seus objetivos profissionais, objetivos de vida e os aspectos que pautam suas decisões;
  2. Inteligência Emocional – é importante neste momento lidar com a pressão de estar sendo avaliado por um recrutador e não deixar que isso o atrapalhe a mostrar quem você é o que você sabe;
  3. Comunicação – a capacidade de se comunicar bem e mostrar todo seu potencial, estar preparado para responder às perguntas clássicas e também perguntas relacionadas às competências desejadas para o cargo ao qual você está concorrendo.

Então, pensando nisso, é fundamental que você se prepare para a entrevista de emprego. Mas como?

Primeiro Passo

Prepare um bom currículo, especifique nele suas habilidades, os resultados que você alcançou em sua trajetória, leve em consideração que o seu currículo será um norteador no momento da entrevista. Treine explicar tudo o que foi colocado nele, para isso, saiba de forma detalhada tudo o que está ali.

Caso você peça para alguém digitar ou formatar seu currículo, certifique-se que as informações colocadas nele, realmente retratem quem você é, verifique todas as informações para que não haja erros ou inconsistências.

Segundo Passo

Pesquise sobre a empresa. Se você foi convidado para uma entrevista de emprego numa organização, tire um tempo e faça uma pesquisa sobre ela, hoje é possível buscar essas informações em fontes como:

  • Site da empresa;
  • Google;
  • Site Glassdoor (site que as empresas são avaliadas e que colaboradores ou ex colaboradores colocam informações como salário, benefícios, prós e contras, etc);
  • Redes sociais (principalmente Linkedin);
  • Youtube.

Você pode estar se perguntando – Pesquisar para quê?

  • Essa pesquisa é importante para que você conheça um pouco melhor o perfil da empresa, e esteja preparado para perguntas como – “O que você sabe sobre nossa empresa? ”;
  • Aprender sobre a organização irá ajudá-lo a compreender qual o profissional que ela precisa e como você pode estar conectado a isso;
  • Veja como a empresa se comporta em suas redes sociais e como seu site é estruturado, entenda se a companhia possui uma linguagem mais formal ou mais descolada, se as fotos demonstram um ambiente que exige mais formalidade nas vestimentas ou se é um local mais moderno e despojado e tente estar de acordo com essas características.

Terceiro Passo

Crie o seu diferencial, sua marca pessoal, aquilo que o fará se destacar em relação aos demais candidatos. Saiba contar sua história de uma forma atrativa para que o recrutador entenda que você é o profissional que ele busca para solucionar o problema dele.

Que tipos de perguntas podem ser feitas numa entrevista de emprego?

É importante que você saiba que algumas questões são clássicas numa entrevista de emprego, por exemplo:

  • “Fale sobre sua trajetória profissional” – Nesse momento o recrutador quer conhecer seu histórico, seus resultados, seu aprendizado e principalmente, se você possui os requisitos necessários para preencher a vaga ofertada;
  • “Fale sobre sua remuneração e benefícios na empresa anterior” – O entrevistador precisa saber seu salário anterior, os benefícios, gratificações, bonificações, comissões, etc., para compreender se o que a empresa está ofertando realmente condiz com as expectativas do candidato;
  • “Quais são seus pontos fortes?” – Essa resposta vai demonstrar o quanto você se conhece e o quanto suas características positivas e de destaque são importantes em relação ao que a empresa busca naquele momento;
  • “E os pontos fracos?” – Nessa hora o mais importante não é o que você responde, mas o como você responde. A pessoa que está ali te ouvindo espera que você se conheça o suficiente para saber o que precisa melhorar, o quanto já aprendeu e vem trabalhando este aspecto.
  • “Por que você acha que deve ser contratado?” – Mais uma vez ressalte seus pontos positivos e o quanto você pode contribuir para a organização, evidenciando novamente o seu potencial e a sua capacidade de trazer soluções e resultados.

O candidato também pode fazer perguntas numa entrevista de emprego?

Em todo processo seletivo, na etapa da entrevista, existe um espaço que o recrutador abre para que os candidatos façam perguntas e tirem suas dúvidas em relação ao processo, a vaga e a empresa. Utilize essa abertura de forma inteligente e evite perguntas como:

  • Qual o salário?
  • A empresa oferece vale transporte?
  • Tem refeição?
  • A empresa paga hora extra?

Essas questões não devem ser abordadas nesse momento, com certeza o entrevistador irá explicar estes pontos no momento adequado.

Prefira perguntas do tipo:

  • O que a empresa espera do profissional que irá ocupar este cargo?
  • Como é a relação da liderança com os seus liderados?
  • A empresa possui plano de carreira?
  • A empresa promove treinamentos e capacitação?

Esses questionamentos demonstram que o candidato está ali em busca de algo sólido, interessado em construir sua carreira naquela empresa.

Algumas outras questões são extremamente importantes para o dia da entrevista e devem ser observadas

  • Evite atrasos – Programe-se para chegar alguns minutos antes do horário marcado para a entrevista, não atrase. Mas, caso aconteça algum imprevisto que acarretará em um atraso, ligue para o recrutador, explique de forma clara o que está acontecendo e deixe que ele oriente se é melhor remarcar uma nova data ou se será possível esperá-lo;
  • Se desistir da entrevista, avise – Alguns candidatos confirmam presença e não comparecem, caso você desista do processo, avise ao recrutador, essa atitude demonstra respeito a quem está do outro lado e deixa as portas abertas para oportunidades futuras;
  • Fique atento à postura do recrutador – Caso o recrutador seja uma pessoa mais reservada ou distante, não force a barra, procure “quebrar o gelo” no início da conversa com questões mais amenas e avalie o clima, se ele mantiver a postura mais fechada, foque em responder as questões colocadas de forma objetiva e pontual. Não leve isso para o lado pessoal e não deixe com que isso aumente seu nervosismo;
  • Demonstre energia – Demonstre seu brilho no olhar, o quanto deseja aquela vaga e o quanto pode contribuir com a equipe caso seja contratado, mantenha uma postura corporal e entonação de voz mais firmes;
  • Avalie as oportunidades – É importante entender que a entrevista de emprego é um momento de avaliação mútua, a empresa avalia o candidato e o candidato avalia a organização. Veja se a oportunidade oferecida está de acordo com os seus objetivos, perceba como você se sente naquele ambiente, se a estrutura o agrada, se você foi bem recebido no local, estes dados o ajudarão na sua tomada de decisão, tenha em mente que estes fatores são decisivos na sua escolha, para que depois você não se arrependa de sua escolha e fique insatisfeito no local de trabalho.
  • Seja gentil – Finalize a entrevista agradecendo a oportunidade de ter participado desta etapa, a cordialidade nesta fase faz a diferença e faz com que você seja lembrado por quem o entrevistou. Se possível no dia seguinte mande um email ou whatsapp agradecendo novamente pela oportunidade de ter participado da entrevista e se coloque à disposição para novos contatos.

Aproveite as dicas e boa sorte!

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