Doenças Psicossomáticas são aquelas em que surgem sintomas em uma pessoa, que são causados por situações emocionais e psicológicas. Esses sintomas envolvem dores e incômodos na vida de quem é afetado por eles.
Geralmente as pessoas que passam por isso enfrentam grande sofrimento, tanto pelos sintomas, quanto por todo o caminho percorrido, na busca por médicos, exames e inúmeras investigações até se chegar ao diagnóstico que nem sempre é fácil ou simples. Em geral, os pacientes chegam até o consultório com queixas diversas, em locais variados do corpo. O trabalho pode envolver uma equipe multidisciplinar, que costuma realizar o diagnóstico por exclusão, ou seja, há uma investigação através de consultas e exames em que são excluídas algumas possíveis causas.
Além de todo esse desconforto, muitos relatam a angústia da incompreensão, já que muitas pessoas julgam como se fosse algo irreal ou uma invenção, não compreendendo o que se passa de fato com quem está vivenciando essa dor.
Doenças Psicossomáticas mais comuns:
- Problemas Gastrointestinais
- Crises Respiratórias
- Doenças Cardiovasculares
- Doenças Dermatológicas
- Dores nas Articulações
- Enxaquecas
- Infertilidade
- Impotência sexual
Sintomas Psicológicos mais frequentes:
- Ansiedade
- Irritabilidade
- Impaciência
- Tristeza
- Falta de interesse nas atividades diárias
- Exaustão
Sintomas Físicos mais frequentes:
- Dor e queimação no estômago
- Dores musculares
- Dores de cabeça
- Aumento da pressão arterial
- Queda excessiva de cabelo
- Insônia
- Alteração do apetite
- Tonturas
- Alteração na libido
Como tratar?
O fato de se ter uma doença psicossomática, não significa que a doença não exista. A pessoa realmente vive e sente os sintomas, a doença se manifesta e altera muito a qualidade de vida de quem enfrenta isso.
Após recebido o diagnóstico de doença psicossomática é muito importante aliar o tratamento médico e psicológico para melhores resultados. Muitas vezes esse tratamento é multidisciplinar e além da medicina e psicologia pode envolver outros profissionais como: nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas, entre outros. Considerando que, para buscar uma melhoria, é necessário tratar os sintomas, compreender o contexto, as situações que essa pessoa vive e mudar hábitos de vida.
O tratamento médico, caso seja necessário, será realizado com medicamentos para alívio dos sintomas e dores. O tratamento psicológico, é muito importante e irá trabalhar melhor as emoções desse paciente, a compreensão das situações/contexto que levam a esse quadro.
Se você apresenta sintomas físicos, mas não tem uma doença aparente, procure um médico para investigar melhor, talvez se trate de uma doença psicossomática.
Caso receba esse diagnóstico procure fazer psicoterapia, compreender o que está te levando a esse quadro e entender o que é possível fazer para melhorar sua qualidade de vida.
Viver melhor é possível, acredite! Busque profissionais qualificados, mude hábitos e principalmente ouça você e seu corpo!