Indicação de leitura: permissão para sentir – como compreender nossas emoções e usá-las com sabedoria para viver com equilíbrio e bem-estar.
O autor Marc Brackett é PHD, psicólogo, pesquisador, diretor fundador do Centro de Inteligência Emocional de Yale, professor do Centro de Estudos da Criança de Yale (nos Estados Unidos).
No livro, ele aborda a importância das emoções, de saber reconhecer e desenvolver a habilidade de usá-las.
Nem sempre nos damos conta, mas sentimos o tempo todo, o que acontece é que nem sempre paramos para observar o quê ou como estamos nos sentindo. Aliás, por normas sociais, estamos acostumados a responder automaticamente que “estamos bem” sempre que alguém nos pergunta como estamos.
É muito comum sermos ensinados a guardar ou esconder o que sentimos, ao invés de termos a possibilidade de realmente sentir nossas emoções. Só que, geralmente, quanto mais ignoramos o que sentimos, mais forte pode se tornar.
Somos tão acostumados a ignorar nossas emoções, que quando tentamos expressá-las, nosso vocabulário parece escasso e nem sempre encontramos palavras para conseguir nomeá-las. Temos a tendência em resumir o que sentimos em alegria, tristeza, raiva, confusão e algumas poucas variações dessas citadas.
Tente refletir um pouco, já pensou em quais outras emoções podem descrever como você está se sentindo agora? Aqui alguns exemplos: enfurecido, frustrado, estressado, irritado, aflito, surpreso, motivado, vibrante, otimista, empolgado, concentrado, enojado, entediado, deprimido, exausto, esgotado, calmo, sossegado, pensativo, complacente, acolhido, sereno…
Você tem o costume de parar e observar se suas emoções causam mais ou menos prazer, se elas exigem mais ou menos energia e o quanto elas interferem em suas atitudes e modo de se relacionar nos diversos contextos da vida?
Com a leitura de Permissão para Sentir aprendemos a reconhecer, compreender, rotular, expressar e regular essas emoções.
Hoje, quando puder, reserve um tempo e observe – Como você está se sentindo?