Isso porque nem sempre temos clareza do nosso objetivo e onde realmente queremos chegar. Como a famosa frase de Sêneca diz: “Se você não sabe para qual porto está navegando, nenhum vento é favorável.”
Tendo clareza do seu objetivo e onde quer chegar, para manter o foco sempre se pergunte: “o que estou fazendo é realmente essencial e contribui para que eu conquiste a vida que desejo?”
Essas perguntas ajudam a identificar aquilo que realmente faz sentido e o que pode ser apenas uma distração ou até mesmo autossabotagem.
Muitas vezes o que nos separa das mudanças que precisamos realizar é a falta de compreensão de que nem tudo acontece de imediato, algumas coisas levam tempo e necessitam de suor e sacrifício para serem conquistadas.
Nem sempre tudo o que desejamos nos faz bem, se você é diabético e deseja um doce, por exemplo, tem que se questionar se um brigadeiro realmente te fará bem. Provavelmente comer esse doce irá saciar o seu desejo, porém as consequências disso podem ser bem piores do que esperar essa vontade diminuir/passar ou encontrar substitutos saudáveis para essa opção. Essa reflexão vale para tudo em nossa vida.
Compreender que mudanças são desconfortáveis, é necessário adaptação, movimentação, mas acima de tudo isso existe um objetivo maior e ele é que deve estar no FOCO.